sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Você Sabia?

A galáxia de Andrômeda é a mais próxima da Via-Láctea. Ela é uma galáxia espiral e está cerca de 2 900 000 anos-luz distante em direção a constelação de Andrômeda.

M31: The Andromeda Galaxy 
Credit & Copyright: Robert Gendler (robgendlerastropics.com)

A luz de Andrômeda é difusa por causa das centenas de bilhões de estrelas que a compõe. Observando a foto, vemos diversas estrelas isolada ao redor de Andrômeda, estas estrelas na realidade pertencem a nossa galácia e estão na frente de Andrômeda. Andrômeda também é chamada de M31, por ser o trigésimo primeiro objeto da Linsta de Messier.

Andrômeda está tão distante de nós que sua luz leva cerca de 2 000 000 de anos para chegar até nós, ou seja, a imagem que vemos de Andrômeda na foto corresponde ao que ela era a 2 000 000 de anos atrás.

O primeiro registro conhecido de Andrômeda é do ano de 905 pelo astrônomo persa Abd Al-Rahman Al Sufi (903-986), no entanto, apenas com a invenção da luneta telescópica que o astrônomo alemão Simon Marius pôde, em 1612, observá-la e finalmente "redescobri´la".

Através de uma série de cálculos, cientistas conseguiram prever que a nossa Via Láctea e Andrômeda estão se aproximando e colidirão. Este encontro teoricamente aconteceria em cerca de 5 000 000 de anos, coincidindo com o período aproximado do fim do nosso sol, portanto, talvez, a vida na Terra nem exista mais da forma que a conhecemos.